OS OBJETOS E OS SEUS SIGNIFICADOS

“Os objetos devem nos fazer companhia”.
A frase do mestre Achille Castiglioni dá uma pista sobre o papel dos objetos ao nosso redor. Eles vão além da funcionalidade, eles interferem em nosso cotidiano de vários modos: podem nos alegrar, divertir, irritar, acalmar, encantar…eles perpassam sentimentos e emoções.
Aí é que entra o design emocional pois cada objeto desperta alguma emoção em particular. Fatores emocionais estão presentes em um produto e são identificados em três dimensões: visceral, comportamental e reflexiva, em graus diferentes e interações variadas.
Voltado ao tema sobre o poder dos objetos que promovam experiências agradáveis, tem um estudo que se apoia em três pilares: design para o prazer (felicidade derivada do ato de aproveitar o momento), para o significado pessoal (perseguir objetivos próprios) e para a virtude (ser moralmente bom).
Independente da linha de pesquisa, percebe-se que a emoção que o objeto passa vai além da dobradinha, forma e função. Em alguns casos a estética ou a simbologia adquire até mais peso.
Tá comprovado que o design emocional ajuda a prolongar o ciclo de vida dos objetos.
Sabemos que emocionalmente aquilo que nos toca, queremos manter perto dos nossos olhos e do nosso coração.
Basta ver o quanto nos afeiçoamos a alguns objetos, ou ao que eles representam para nós, pois temos lembrança deles guardados em nossa memória afetiva.
É o poder do design emocional que está inserido nos objetos, que eles continuem nos fazendo companhia!

     
 

 

Podemos ajudar?